segunda-feira, 24 de agosto de 2009

TP5 em Barra do Bugres


22 de Agosto, oficina coletiva em Barra do Bugres. O grupo de nove cursistas apresentou suas atividades e mostraram que continuam motivados em busca de estratégias de ensino que também motivem seus alunos a aprender mais e com mais qualidade. Mostraram inclusive que estão preparados para enfrentar situações desafiadoras propostas nos cadernos dos TPs. Desta vez, a atividade mais praticada foi o desafio de juntar partes de histórias diferentes proposta no Avançando na prática da p. 162, trabalhando a coesão sequencial. Para os alunos tornou-se um desafio porque deviam dar sequência a uma história que desconheciam, mas todas as professoras relataram sucesso na atividade. Um ponto que chama a atenção é que esta atividade coloca os alunos diante de uma situação problema e no primeiro momento ocorre a recusa em participar porque acham impossível atingir o objetivo. Nesse momento é de essencial relevância a intervenção do professor para mediar esse conflito, natural até, pois sempre reagimos com estranheza diante de situações novas ou inusitadas. Deve-se ressaltar também que durante essa produção ocorre a interatividade entre os alunos. Eles questionam uns aos outros e discutem as soluções, aspecto este que, na minha concepção, deve ser permitido sempre por tratar-se de uma situação de aprendizagem e a troca de idéias é bastante produtiva. Outro aspecto que enriqueceu as discussões e a própria atividade foi o tratamento que cada uma soube dar para inserir a atividade. Cada uma adotou uma estratégia, levando em conta o momento, o contexto de sua sala de aula, fazendo com que a transposição fosse positiva. As demais atividades trabalhadas pelos cursistas foram desenvolvidas com a mesma seriedade e obtiveram resultados igualmente satisfatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário