
Para que o relatório do cursista seja um objeto de reflexão é necessário que ele contemple alguns pontos essenciais para desencadear discussões a respeito do ensino que produzimos no cotidiano.
Ele deve conter detalhes de COMO se realizou a atividade, porém não deve ser uma descrição do planejamento de aula. Deve descrever:
- se a sequência da atividade funciona ou se requer modificações conforme sua realidade;
- se houve interesse, participação ativa e perguntas dos alunos sobre o que a atividade está tratando neste momento;
- as principais dificuldades e em que momentos apareceram - nas etapas orais, escritas ou na socialização dos conteúdos;
- a relevância do material utilizado como apoio: figuras, fotos, jornais, revistas,etc.
- se a produção dos alunos corresponderam ao pressuposto, qual etapa foi melhor: a pesquisa, a leitura, a organização da sala, o trabalho em grupo, da produção ou da exposição, etc.
- a observação se houve relação da atividade com a realidade do aluno, com suas vivências cotidianas e se ele manifestou essa relação.
Essas são algumas observações que podem ser feitas para que possamos refletir sobre a aprendizagem dos alunos e melhorar nossas práticas.