sábado, 15 de agosto de 2009

Relatório reflexivo


Para que o relatório do cursista seja um objeto de reflexão é necessário que ele contemple alguns pontos essenciais para desencadear discussões a respeito do ensino que produzimos no cotidiano.
Ele deve conter detalhes de COMO se realizou a atividade, porém não deve ser uma descrição do planejamento de aula. Deve descrever:
  • se a sequência da atividade funciona ou se requer modificações conforme sua realidade;

  • se houve interesse, participação ativa e perguntas dos alunos sobre o que a atividade está tratando neste momento;

  • as principais dificuldades e em que momentos apareceram - nas etapas orais, escritas ou na socialização dos conteúdos;

  • a relevância do material utilizado como apoio: figuras, fotos, jornais, revistas,etc.

  • se a produção dos alunos corresponderam ao pressuposto, qual etapa foi melhor: a pesquisa, a leitura, a organização da sala, o trabalho em grupo, da produção ou da exposição, etc.

  • a observação se houve relação da atividade com a realidade do aluno, com suas vivências cotidianas e se ele manifestou essa relação.

Essas são algumas observações que podem ser feitas para que possamos refletir sobre a aprendizagem dos alunos e melhorar nossas práticas.

Estilo, coerência e coesão - TP5 em Denise




A oficina coletiva referente ao TP5 ocorreu em 05 de agosto em Denise/MT. O encontro propiciou diversas oportunidades para troca de ideias e experiências positivas sobre o ensino de língua portuguesa. É bastante visível a preocupação dos professores que se dedicam e se entregam ao doce esforço de ensinar ao outro. Alguns conseguem tornar as atividades ainda mais atraentes do que são e motivam seus alunos a bem realizá-las, outros conseguem dar seu toque de criatividade e o sucesso pode ser constatado pelo seu relato, sua fala.
O mais importante a ser constatado é: todos os que conseguem seus objetivos, os alcançam porque planejam suas atividades com antecedência, pois, já sabemos que quando não há planejamento, quando não há reflexão mesmo antes da aplicação das atividades, nota-se pela fala a falta de expectativa e de proveito da situação.
O TP5 trata de ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO de forma muito encadeada e interessante, embora seja extenso para o tempo que temos disponível, mas foi bem aproveitado e servirá muito para os professores daqui em diante. Este caderno também trouxe novidades para alguns cursistas. A unidade 20, por exemplo, trata de elementos textuais sobre os quais muitos puderam se familiarizar à abordagem empregada.
Diferentes atividades foram escolhidas e levadas às salas, mas a atividade do quebra-cabeças utilizando figuras e textos foi um dos mais trabalhados. As outras atividades também foram bem aproveitadas.
Referente ao projeto, com as primeiras orientações, observa-se a grande preocupação com o tempo para dedicação à pesquisa de materiais e às leituras que servirão para embasá-lo, porém todos mostraram-se interessados em produzí-lo e executá-lo.