O projeto "Letramento: os usos sociais da escrita no cotidiano" foi desenvolvido na Escola Municipal Elizeu A. de Lima, zona rural - comunidade de Nossa Sra. de Fátima, com os alunos do 6o.ano. Foram desenvolvidas atividades de estudo de vários gêneros textuais que fazem parte do cotidiano dos alunos e da comunidade onde vivem. Os gêneros foram analisados quanto às suas funções sociais, enfatizando a finalidade de cada um naquele contexto. A professora e os alunos visitaram igrejas, a unidade de saúde e a Pastoral da Criança. Fotografaram e recolheram textos para serem analisados em sala. Na unidade de saúde contaram com a atenção da enfermeira, que explicou-lhes para que serviam os gêneros disponíveis no local. Em sala estudaram as características, considerando suas funções na sociedade e a importância de conhecer melhor os textos que circulam na comunidade. Lourdes relatou com satisfação o resultado do seu trabalho nesta ocasião, disse ainda que, seus alunos acharam que o estudo desses textos foram significativos e geraram aprendizado de forma mais concreta e real, como foi demonstrado nos relatos dos próprios alunos.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Professora Maria Gomes - Denise
"Sarau Literário" é o título do projeto desenvolvido pela Maria e seus alunos do 9o. ano da Escola Municipal Neide de O. Brito.
Seu objetivo foi incentivar os alunos a ler, pesquisar e produzir textos literários, além de apresenta-los à comunidade.
Os próprios alunos pesquisaram poesias para ler e analisar no primeiro momento. Em seguida, pesquisaram as biografias em livros e na internete; realizaram seminários apresentando as poesias e seus autores; produziram textos poéticos; expuseram suas produções no mural da escola; ensaiaram vários dias e declamaram poesias no palco da escola. A professora relatou que no início foram tímidos, mas depois fizeram belas apresentações. "Com esse trabalho pode-se perceber a dedicação de todos os alunos visto que a turma demonstrou interesse pelas atividades, sentiram-se valorizados e felizes pelo resultado alcançado", disse ela.
Professora Lúcia - Denise
Lúcia, ao centro, desenvolveu com seus alunos o projeto "Re-contar histórias" na Escola Estadual Dr. Joaquim A. da Costa Marques. Seu objetivo foi propiciar momentos em que os alunos pudessem expor ideias, expressar sentimentos e contar experiências respeitando os variados pontos de vista. Promoveu leituras de diversos textos narrativos; reprodução de textos contados por avós, leitura dos textos em sala, comentários e opiniões dos alunos sobre as temáticas.
Professora Selma - Denise
Professora Margarete Campelo - Denise
"A Arte de recriar histórias" foi o projeto desenvolvido por Margarete com seus alunos da 2a.Fase B da Escola Estadual Joaquim Augusto da Costa Marques. Seu principal objetivo foi ampliar as capacidades de leitura e escrita através do resgate de histórias da 1a. infância. Seu plano de ação partiu da leitura expressiva do clássico Chapeuzinho Vermelho; análise dos elementos textuais do livro: capa, material, título, ilustrações, etc.; socialização de ideias e opiniões; leitura das imagens; identificação dos elementos da narrativa literária; reprodução da história em forma de narrativas, histórias em quadrinhos e outros gêneros. Foram produzidos recontos e intertextos do clássico Chapeuzinho Vermelho.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Professora Margarete Becker
Margarete, ao centro, desenvolveu com seus alunos da 3a.Fase-2o.Ciclo B, o projeto "Cantigas de Roda". Um de seus objetivos foi melhorar a interação oral dos alunos e resgatar as cantigas como forma de recreação na escola. No 1o. momento foi realizada uma avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre essa temática; em seguida, pesquisas sobre a origem e de letras de cantigas; houve momento de escutar algumas cantigas; coreografias das músicas; estudo do gênero e sua organização textual; recital de versos com a música "Ciranda, cirandinha; ensaio das cantigas "Terezinha de Jesus, Escravos de Jó e Ciranda, cirandinha"; apresentação para os outros alunos da escola. Margarete relatou que a atividade foi bem aceita peloa alunos, sem falar que as crianças de hoje precisam ser lembradas de que brincar em conjunto faz bem para os relacionamentos e para a imaginação.
Professora Laize - Denise
Professora Maria Claésia - Denise
domingo, 29 de novembro de 2009
Professora Keila - Denise
O projeto "Poetas na Escola" foi desenvolvido pela professora Keila na Escola Municipal Professora Neide de Oliveira Brito, com os alunos do 6o. ano. Seus objetivos foram proporcionar maior contato dos alunos com os grandes poetas, dando espaço para a criação - produção de poesias - e socialização crítica das temáticas. Em sete oficinas, as atividades foram:
1a. oficina: conhecer o gênero com o poema "Convite" de José Paulo Paes; pesquisa e escolha aleatória de um poema com referências às fontes; leitura e socialização.
2a. oficina: aprofundando os conhecimentos do gênero foi estudado o poema "Tem tudo a ver" de Elias José.
3a. oficina: criação de poemas decidindo-se pelo tema "professor(a)"; leitura e ilustração dos poemas.
4a. oficina: conhecendo grandes poetas; trabalho em grupos com rodízio de apresentação de poemas como: Infância (Carlos D. de Andrade), Na minha terra (Alvarez de Azevedo), Cidadezinha (Mário Quintana), Pátria Minha (Vinícius de Moraes), Canção do Exílio (Gonçalves Dias). Leitura do texto "Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz", socialização de ideias e produção do seu próprio texto relatando as "coisinhas" que os fazem felizes pautando-se no recurso das rimas.
5a. oficina: apresentação do Acróstico do poeta Patativa do Assaré, leitura, socialização de ideias e produção com o próprio nome e outras palavras.
6a. oficina: estudo das biografias de: Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Carlos D. de Andrade, Cecília Meireles, Chico Buarque, Jorge Amado, Casimiro de Abreu, Alvarez de Azevedo e Castro Alves. Leitura de poemas dos autores estudados.
7a. oficina: apresentação das produções em painéis e murais, encenação e declamação dos poemas "E agora José" e "Trovas de Amor" para toda a comunidade escolar.
Keila revelou que, ao final das atividades, ao perguntar aos alunos se conheciam algum poema ou poeta surpreendeu-se com o excelente resultado, "Constatei que tinha atingido meus objetivos", disse ela.