quarta-feira, 15 de julho de 2009

O gestar é notícia! Confiram!

Práticas de sala de aula, experiências e sucessos relatados na página www.seduc.mt.gov.br
nesta terça-feira 14/07/2009.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Barra do Bugres - TP4


Nos dias 10 e 11 de julho em Barra do Bugres/MT, aconteceu mais um encontro do Gestar. Nesta oportunidade pude observar um grupo mais coeso e mais confiante, disposto a seguir firme, apesar dos contratempos que não são poucos. Em nossas conversas surgiram diversos pontos interessantes e que puderam ser comentados coletivamente durante os relatos. Observações como: a inserção de novas estratégias de organização do tempo/aula e do espaço/sala como um fator que torna as aulas mais atraentes; observações de como os alunos percebem as coisas - o que, em alguns casos, permite maior aproximação dos mesmos - , e a relevância da discussão em grupo tornando mais claras questões referentes à semelhança e diferenças, por exemplo. O resultado são aulas mais dialogadas - como já tenho relatado - o que para muitos educadores, é um indicativo forte de mudança nas práticas de sala de aula.
Segundo a professora Flávia, a atividade que desenvolveu e outras do material "permite aos professores usarem a criatividade" para melhor atender às necessidades dos seus alunos. Outro ponto bastante comentado refere-se à produção textual. A questão é que, na maioria dos casos, os alunos conseguem produzir ideias coerentes, porém a verbalização através da escrita evidencia graves problemas ortográficos e de estrutura/forma textual.
Referente ao uso do material do Gestar nota-se que, em alguns casos, ocorre uma fidelidade total às propostas apresentadas. E, em muitos casos, acontecem modificações muito pertinentes e criativas nas propostas sugeridas. As discussões também foram permeadas por uma ideia que se refere às diversas concepções de leitura - um dos temas deste TP. Aos poucos vamos reconhecendo que - quando falamos ou pensamos em leitura - , essa ideia não deve estar restrita ao movimento de abrir um livro ou escolher um texto, e ao final observar se conta ou não uma história sistematizada em começo, meio e fim. Ler é algo que fazemos desde o primeiro abrir de olhos, é a percepção que temos daquilo que está ao alcance dos nossos olhos, ouvidos, nariz ...