sexta-feira, 9 de julho de 2010

Orientações Curriculares


O documento que trata das novas orientações curriculares do ensino das escolas públicas de Mato Grosso chegou ao conhecimento dos professores da Escola Wilson de Almeida, município de Nova Olímpia, no dia 09 de junho e desde então, professores e representantes da comunidade discutem e analisam as propostas por ele apresentadas. Os representantes de cada área do conhecimento apresentaram as noções básicas e os objetivos propostos aos pais dos alunos, que também foram convidados a dar suas contribuições.

Como currículo escolar entende-se que seja o documento no qual estão registradas as ações implementadas e desenvolvidas pelas escolas.

Esse estudo das Orientações Curriculares visa reestruturar ações que estejam mais voltadas para um ensino contextualizado nos níveis locais e globais e que possam contribuir com as práticas cotidianas dos educandos, ou seja, que seja um ensino produtivo do ponto de vista do mundo do trabalho. A intenção primordial é que os alunos saibam por que estão aprendendo e quais as finalidades e usos dos conhecimentos adquiridos.

O texto enviado às escolas foi produzido por especialistas de diferentes áreas de Conhecimento, professores da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso e Unemat – Universidade Estadual de Mato Grosso, sob a coordenação da Profª Drª Acácia kuenzer e contém os princípios básicos que devem sustentar o ensino nas escolas estaduais de Mato Grosso.

O objetivo da Secretaria de Educação neste momento é, segundo o documento, “provocar o diálogo entre professor e escola acerca da prática docente, que contribua para a reflexão sobre quais conhecimentos os alunos precisam construir em cada uma das áreas”.

Os estudos e seminários tiveram a finalidade específica de analisar e contribuir com o documento nos níveis de: compreensão do texto, conteúdo do documento, as propostas de eixos articuladores, capacidade e conhecimentos, quanto à metodologia e o processo de avaliação e em termos gerais se o documento contempla as “identidades e culturas de Mato Grosso”. O novo modelo a ser construído é parte da gestão compartilhada da educação, modelo este que prioriza a formação da pessoa humana. Sua plataforma ideológica consiste em defender a idéia de que a “educação não pode ser ofertada de forma desigual em função da origem de classe dos alunos, desenvolvendo projetos que formem para o exercício de funções intelectuais ou operacionais, separando atividade intelectual de atividade prática.” De acordo com o documento a ideia é formar um cidadão que se reconheça na atual conjuntura econômica, política e social, e possa atuar nela.