sábado, 28 de novembro de 2009

Professora Eliane - Denise



Na escola Municipal Professora Neide de Oliveira Brito, a professora Eliane realizou com seus alunos do 7o. ano o projeto "Teatro - Meio Ambiente" com o objetivo de "contribuir para a preservação do meio ambiente e valorização dos recursos naturais". Os alunos assistiram o filme "Walle". Fizeram pesquisas, organizaram debates, produziram uma peça em conjunto, ensaiaram e apresentaram para a comunidade escolar no palco da escola. De acordo com Eliane, os alunos "ajudaram em tudo, na organização e montagem do cenário" e a apresentação foi um sucesso.

Professora Loide - Denise



Loide propôs aos seus alunos estudar o gênero receita. "Estudo do gênero textual: receita" é o título do projeto desenvolvido juntamente com seus alunos da 7a.série A da Escola Municipal Elizeu Antônio de Lima, Comunidade Nossa Sra. de Fátima, zona rural. Seu objetivo foi "identificar os diferentes modos de organização" destes textos. Seu plano de ação consistiu em: disponibilizar diversos suportes textuais para pesquisa e seleção de receitas, expor outros textos para que os alunos observassem as características próprias de cada um, troca de receitas entre os alunos, confecção de um caderno de receitas para presentear suas mães, cartazes para exposição de alguns textos do gênero estudado. A professora relatou que seus alunos gostaram de realizar as atividades.

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO GESTAR - 26 e 27 de novembro











Todos os formadores do Programa Gestar II foram convidados a socializar os resultados das formações em seus municípios. Nesse momento relataram os desafios enfrentados, as estratégias para superá-los e os sucessos obtidos. Foram apresentados alguns projetos de professores cursistas e muitos depoimentos que demonstraram o impacto do programa em cada cantinho do nosso querido Mato Grosso. Não há dúvidas sobre a vontade de mudar as estatísticas educacionais com vistas a superar os baixos índices e formar pessoas mais ativas e engajadas sócio e culturalmente. E mais ainda: é bastante visível que existe além de fé e vontade, muita competência, faltando apenas vontade política para que as mudanças sejam realmente efetivadas!









Professora Ana Paula - Porto Estrela



Ana Paula, que recebe seu certificado, desenvolveu com seus alunos o projeto chamado "Preservação do Meio Ambiente" na escola Municipal Izabel dos Santos Farias com os alunos do 6o. ano. A temática da escola nesse momento se referia ao meio ambiente. Um dos seus objetivos foi "despertar nas pessoas o sentimento de responsabilidade", segundo ela, e ampliar o interesse em preservar. Trabalhou diversos textos através de leituras individuais e coletivas - e discussões sobre eles; disponibilizou vídeos, através do qual promoveu debate na sala de aula; houve ainda produção de relatos dos construídos; entrevistas com colegas sobre o destino que dão ao lixo que produzem; pesquisa sobre a decomposição do lixo e para finalizar produziram cartazes informativos com ilustrações do tema para apresentar aos demais alunos da escola. De acordo com Ana Paula, os alunos demonstraram interesse e participaram satisfatoriamente.

Professora Tânia - Porto Estrela



Tânia - à esquerda, desenvolveu com seus alunos da 1a.Fase-3o.Ciclo, o projeto " Contadores de histórias ilustradas" na Escola Estadual Regina Tenório de Oliveira em Porto Estrela. Seu objetivo foi oportunizar a leitura de forma criativa contribuindo para melhorar a competência discursiva dos alunos. Realizaram pesquisa sobre o ato de ler;tiveram contato com diversas coleções literárias infantis para leitura e manuseio; fizeram escolhas de livros e temáticas transversais; socializaram as obras escolhidas e debateram como trabalhar com elas; produziram outros textos a partir das leituras realizadas; montaram os textos através de ilustrações em papel carmem e sulfites; contaram oralmente a outros alunos suas histórias mostrando a sequência de figuras. Esses trabalhos foram socializados com alunos de outras fases. De acordo com a professora "no início os alunos mostraram-se tímidos, mas depois foram se soltando e as histórias fluíram".

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Professora Lígia - Porto Estrela



Lígia, à esquerda com cartaz, desevolveu com seus alunos da 3a.Fase, 3o.Ciclo da Escola Regina Tenório de Oliveira o projeto " Reinventando histórias clássicas e Regionais", no qual seus alunos recontaram histórias para outros alunos da escola. Seu principal objetivo foi promover interatividade pela leitura e sensibilizar os alunos para a conservação da natureza, tema ligado ao seu projeto. Seu plano de ação foi: apresentações de coleções de mini-clássicos para leitura; seleção de textos que mais interessavam aos alunos; debate para identificar a relação da história com a temática geral - meio ambiente; leituras, discussão, trabalhos em grupos para ilustrar e produzir novos textos; ensaios para reconto das histórias contando para os colegas de sala; confecção de um livro gigante; reconto para alunos menores da escola. Este trabalho apresenta-se como uma excelente alternativa para promover a interação na escola, além de ampliar a competência linguística dos alunos através das modalidades oral e escrita.

TP6 em Denise

Em 14/11 encerramos o Gestar em Denise. Nesse momento socializamos as atividades que cada um desenvolveu sobre o Caderno 6 e cada um apresentou aos colegas seus projetos desenvolvidos. As professoras Keila e Maria de Lourdes que escolheram a atividade da p.23 relataram observações que revelam que a maioria dos alunos tem bom senso crítico e conseguem defender bem suas teses. Maria Claésia e Eliane, que trabalharam a atividade das gírias, relataram com satisfação os resultados. Segundo Claésia, isto se deve ao fato de "tratar de um assunto familiar para eles". Vale ressaltar que atividades como essa devem servir como ponto de partida para ampliar a competência linguística dos alunos. Selma e Fernanda, que escolheram a atividade p.91, relataram que seus alunos argumentaram melhor oralmente do que por escrito, mas mesmo assim produziram. Maria Gomes relatou que motivar a argumentação com os alunos não foi fácil, mas que a atividade serviu como um diagnóstico e que será retomada em outro momento. Laize, Margarete, Loide e Margarete Becker também relataram que seus alunos se saíram melhor oralmente na defesa de seus argumentos.
As professoras cursistas também reiteraram a relevância do Gestar e que a metodologia adotada nesta formação fez a diferença. Segundo elas, esse é o melhor caminho para amenizar muitas incoerências e melhorar a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas. Outro aspecto bastante mencionado durante os encontros foi a participação dos professores que ainda não são efetivos, dando oportunidades iguais aos profissionais educadores.

domingo, 22 de novembro de 2009

Logística?!?!?!

Notícia do cancelamento do concurso no site www.sad.mt.gov.br
Se logística significa isto, o que significa respeito???