
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Professora Marina - Porto Estrela

Professora Andréia - Porto Estrela

Professora Elizabete - Porto Estrela

quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Professora Maria Helena - Barra do Bugres

Professora Katiene - Barra do Bugres
Professora Maria das Graças - Barra do Bugres
A professora Maria das Graças - lindo sorriso - realizou o projeto "Poluição sonora e seus efeitos negativos nos seres humanos" com seus alunos da 8a. série da Escola Municipal Guiomar C. Miranda. Seu objetivo foi conscientizar seus alunos sobre os efeitos da poluição sonora e como isso pode incomodar as pessoas. Iniciou com a leitura e discussão do texto "No país dos decibéis", promoveu estudo do vocabulário do texto, inferências de informações explícitas e implícitas e sobre o objetivo do autor. Pesquisaram sobre o tema na internete, imprimiram outros textos que, posteriormente foram colocados em discussão. Trabalharam em círculo para as discussões gerais, divididos em grupos para estudo e produção de textos sobre o tema. Os textos produzidos foram dramatizados com o intuito de chamar a atenção de todos para o problema. Serão apresentados à comunidade escolar no ato cívico semanal. Graça demonstrou satisfação com o resultado de seu trabalho e disse que já observou mudança de conceitos e atitudes na maioria de seus alunos.
Professora Flávia - Barra do Bugres
A professora Flávia desenvolveu o projeto "Intertextualidade na propaganda" com seus alunos da 2a.Fase do 3o. Ciclo, da Escola Estadual Julio Muller. Seu objetivo foi identificar intertextos no gênero propaganda e sua interferência na produção de significados. Seu plano de ação foi o seguinte: primeiro levou para a sala textos do gênero que apresentavam intertextos e discutiram como o texto foi construído e seu poder de persuasão; analisaram a relação verbal e não verbal e suas relações intertextuais; realizaram pesquisa e recorte de propagandas com possíveis intertextos, parte em que os alunos trabalharam sozinhos, sem a interferência da professora; fizeram a seleção daquelas com intertextos mais aparentes; dividiram-se em grupos para análise das propagandas; produziram exposição oral e dos trabalhos analisados e em seguida produziram suas propagandas utilizando-se do recurso que estudaram. Flávia explicou que surpreendeu-se com a capacidade dos alunos em identificar sozinhos alguns elementos intertextuais. Disse ainda que investirá mais tempo nesse trabalho numa próxima ocasião.
Professora Miriam - Barra do Bugres

A professora Miriam da Escola Estadual Julieta Xavier Borges trabalhou com narrativas familiares, com o gênero memórias. Ela relatou que este trabalho lhe proporcionou maior aproximação com os alunos e suas realidades familiares, já que algumas atividades envolvia-os diretamente. As atividades foram leituras de textos do gênero, estudo de suas características, pesquisa e registro de acontecimentos pesquisados com os familiares dos alunos. Miriam observou que a maioria das produções, além de revelar histórias reais de vida das pessoas também relataram fatos muito tristes acontecidos com estas pessoas. Porém, durante a socialização percebemos que um trabalho como o dela é uma forma, até bem simples, de aproximar a família e a comunidade da escola onde estudam seus filhos, pois como ela própria explicou, houve maior aproximação com a realidade dos alunos e isso contribuiu para ressignificar a relação entre todos na sala de aula.
Professora Ana Paula - Barra do Bugres
Professora Maria Lucia - Barra do Bugres
Professora Elaine - Barra do Bugres
