sábado, 16 de maio de 2009
Nossas reflexões
Texto biográfico
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Trabalhando com um gênero

- Forma do pedido
- Informação adicional
- Justificativa do pedido
- Orientação
- Agradecimento
Daqui em diante, a sala pode ser dividida em grupos. A proposta é que se reflita sobre a estrutura interna da mensagem e reescreva-se o bilhete. Pode-se trabalhar com a 2a. versão do bilhete. OBJETIVO: explorar o conhecimento intuitivo. Propostas:
1. Analisar o uso das palavras -ME e -LA (pronomes) e modificar suas colocações, posições no texto.
2. Analisar a possibilidade de sintetizar a mensagem reduzindo períodos, encurtando a mensagem sem modificar o sentido.
3. Utilizar palavras de conexão entre idéias que estão separadas em períodos, unindo idéias de períodos diferentes.
4. Reescrever o bilhete usando gírias ou outra linguagem que o grupo preferir sem modificar o sentido pretendido.
Como todo trabalho de sala, o professor dever orientar os grupos de forma a esclarecer certos pontos como: redução e conexão entre períodos, conectivos, mas que a intervenção seja feita sem interferência no trabalho de produção. Essa atividade foi aplicada com os cursistas do Gestar em Denise, Porto Estrela e Barra do Bugres em Mato Grosso e a maioria expressou interesse em utilizar com seus alunos, além disso, grande parte entendeu que tratava-se de uma nova maneira de explorar o conhecimento gramatical que o aluno já adquiriu em seus estudos e usos cotidianos da língua.
Proposta da professora Eliene, formadora do Gestar II em Denise, Porto Estrela e Barra do Bugres no Estado de Mato Grosso.