segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Avaliação nossa de cada dia!

Vejam a postura dos pinguins. Avaliam atentamente as condições do tempo e do ambiente em que se encontram neste momento.
Avaliar é uma competência que exige um conjunto de habilidades. Ao depararmos com algum objeto, ideia ou mesmo um fato, iniciamos um processo cognitivo que levará a uma avaliação. Pela via dos sentidos, no primeiro contato já se inicia esse processo. A partir daí, observamos, lemos, tocamos, vivenciamos sua presença, e como síntese de tudo, elaboramos nossa opinião a respeito. Sendo assim, avaliar é um processo contínuo e não se esgota, se transforma.
Somos avaliados pelo que falamos, escrevemos, vestimos, temos e somos, e da mesma forma o fazemos com tudo o que nos rodeia. As acepções sobre o ato de avaliar vão desde reconhecer, dar qualidades, atribuir juízos de valor, até compreender - construir significados - os fatos a nossa volta. Dessa forma, as metas que geralmente são estabelecidas através dos objetivos escolares - nos PCNs, por exemplo - consistem em encaminhar os educandos na construção de suas próprias estratégias de avaliar melhor o seu ambiente e a si próprios enquanto ser individual e social.

TP2 em Denise











Em 02 e 03 de outubro nos reunimos em Denise para falar dos projetos que estão em andamento e para a oficina coletiva referente ao TP2. As participantes reiteraram a relevância do programa Gestar II, relatando resultados positivos em suas salas de aulas. O Avançando na prática da pág. 30-31 foi aplicado pelas professoras Eliane e Maria Claésia. Através do texto que se inicia pela frase " Eu odeio professores" foi possível debater, trocar ideias e pontos de vistas sobre a conduta e comportamento tanto de professores quanto de alunos. Ambas relataram que inicialmente, o que parecia um desafio temeroso talvez, tornou-se um trabalho produtivo.
Maria Gomes, Laize e Selma optaram pelo trabalho com onomatopéias da pág. 128. Laize observou que muitos alunos revelavam pouco ou nenhum contato com as HQs, e em razão disso, teve que aprofundar mais estudando com eles as principais características do gênero.
Maria Fernanda escolheu a atividade da pág. 56 - produção de texto a partir de uma imagem relacionada ao tema Meio Ambiente. Os alunos deveriam descrevê-la. De acordo com ela, a maioria das produções revelaram caráter informativo e expositivo ao invés do predomínio da descrição. Discutimos sobre a possível causa desse fato, e achamos plausível que o constante contato com diversificados gêneros que tratam do tema possa ter influenciado as produções.
A professora Margarete Pinheiro realizou a atividade da pág. 120 da seção "Figuras e linguagem literária". A professora Margarete Becker também realizou essa mesma atividade e enfatizou a leitura expressiva no trabalho com seus alunos.
Nesta etapa o trabalho que mais chamou a atenção foi a atividade desenvolvida pela professora Maria de Lourdes. Um dos grupos teve a ideia de gravar um telejornal para falar das figuras de linguagens observadas nas falas das pessoas no cotidiano. Os alunos apresentadores deram um show! O vídeo foi socializado pela professora e é prova da sua paciência e dedicação profissional.