domingo, 28 de junho de 2009

Gestar em Denise/MT


Realizamos em 27 de junho/2009, a oficina referente ao TP4 - Leitura e processos de escrita I, no município de Denise/MT. Os professores sentiram-se bem a vontade para expor os resultados das atividades que realizaram em suas salas de aula.
Em suas apresentações ficou evidente a grande preocupação em dar conta de contribuir para um ensino que esteja engajado sócio-culturalmente com as práticas dos estudantes do seu município.
Cada vez mais observa-se que o uso de diversificadas estratégias, no tratamento dos conteúdos, são inseridas nos planejamentos das aulas visando atingir os objetivos. São exploradas tanto a modalidade oral quanto a escrita no desenvolvimento metodológico das aulas: trabalhos em grupos, debates - muitas vezes organizados pelos próprios alunos-, círculos de conversação, entrevistas para coleta de dados, representação por desenhos, produção e refacção de textos.
O ponto reflexivo destacado neste encontro foi o seguinte: os alunos escrevem melhor sobre o que constróem. Os relatos demonstram que atividades nas quais os alunos são motivados a construir seus próprios conhecimentos e são incentivados a expor seus pontos de vista resultam em produções melhores e mais consistentes. Atividades centradas mais na observação do que na ação não tiveram os mesmos resultados.
Alguns relatos orais também versaram sobre as atividades propostas no Avançando na Prática, que não constituem-se como novidades, visto que muitos professores já praticam-nas no seu cotidiano, porém foram descritas como possibilidades de ressignificação de práticas.
Quanto aos relatórios das atividades, convém ressaltar que - de forma geral - requerem ainda maior compreensão no que refere-se ao seu caráter, como registro de reflexões, devendo então apresentar dados mais reflexivos do que descritivos, ou seja, devem conter informações significativas sobre como se deu o desenvolvimento da atividade, quais estratégias foram mais eficazes, quais etapas/momentos foram essenciais ou mais proveitosos para a aprendizagem naquele momento.

Um comentário:

  1. O trabalho com o TP4 foi uma oportunidade muito boa para trabalhar o letramento com os alunos. A parte que eles mais gostaram foi a pesquisa fora da sala de aula.
    Loide.

    ResponderExcluir