domingo, 14 de junho de 2009

TP3 em Barra do Bugres - relato das experiências


Em 13 de Junho, pleno sábado, foi realizada a segunda oficina do Gestar II referente ao TP3, a primeira foi apenas teórica, na qual estudamos alguns textos e discutimos sobre tipologias. O grupo, que ainda está em formação por diversas razões, demonstra grande interesse em participar e dividir experiências.

As atividades do "Avançando na prática" que mais chamaram a atenção foram: o gênero biografia, a fábula e o jogo da descrição. Outras atividades também foram realizadas. Apesar de coincidir nas escolhas, notamos que cada professor adotou diferentes estratégias para garantir o alcance das metas previstas. A maioria destacou que as atividades orais obtiveram maior sucesso que as produções escritas mesmo após pesquisas, debates e jogos. A dificuldade maior relatada não é a falta de conhecimentos sobre o assunto e sim "como" reproduzí-los por escrito.

Uma das preocupações que também foi abordada em nossas conversas nos encontros, nos três municípios, foi o fato de os alunos - muitas vezes - conseguirem produzir, expressar-se por escrito de forma satisfatória no plano das idéias, porém apresentam textos com grandes inadequações ortográficas e também de pontuação.

A respeito da pontuação, fizemos uma dinâmica com o objetivo de demonstrar que o uso dos recursos da pontuação estão também ligados à produção de sentido. Nessa dinâmica distribuí textos escritos sem nenhuma pontuação para que os grupos utilizassem sinais de pontuação para dar sentido aos textos. Os grupos trabalharam com os mesmos textos, no entanto, pudemos observar que houveram "produções" diferentes, o que enriqueceu bastante nosso diálogo sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário