domingo, 29 de novembro de 2009

Professora Keila - Denise



O projeto "Poetas na Escola" foi desenvolvido pela professora Keila na Escola Municipal Professora Neide de Oliveira Brito, com os alunos do 6o. ano. Seus objetivos foram proporcionar maior contato dos alunos com os grandes poetas, dando espaço para a criação - produção de poesias - e socialização crítica das temáticas. Em sete oficinas, as atividades foram:

1a. oficina: conhecer o gênero com o poema "Convite" de José Paulo Paes; pesquisa e escolha aleatória de um poema com referências às fontes; leitura e socialização.

2a. oficina: aprofundando os conhecimentos do gênero foi estudado o poema "Tem tudo a ver" de Elias José.

3a. oficina: criação de poemas decidindo-se pelo tema "professor(a)"; leitura e ilustração dos poemas.

4a. oficina: conhecendo grandes poetas; trabalho em grupos com rodízio de apresentação de poemas como: Infância (Carlos D. de Andrade), Na minha terra (Alvarez de Azevedo), Cidadezinha (Mário Quintana), Pátria Minha (Vinícius de Moraes), Canção do Exílio (Gonçalves Dias). Leitura do texto "Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz", socialização de ideias e produção do seu próprio texto relatando as "coisinhas" que os fazem felizes pautando-se no recurso das rimas.

5a. oficina: apresentação do Acróstico do poeta Patativa do Assaré, leitura, socialização de ideias e produção com o próprio nome e outras palavras.

6a. oficina: estudo das biografias de: Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Carlos D. de Andrade, Cecília Meireles, Chico Buarque, Jorge Amado, Casimiro de Abreu, Alvarez de Azevedo e Castro Alves. Leitura de poemas dos autores estudados.

7a. oficina: apresentação das produções em painéis e murais, encenação e declamação dos poemas "E agora José" e "Trovas de Amor" para toda a comunidade escolar.

Keila revelou que, ao final das atividades, ao perguntar aos alunos se conheciam algum poema ou poeta surpreendeu-se com o excelente resultado, "Constatei que tinha atingido meus objetivos", disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário