segunda-feira, 5 de outubro de 2009

TP2 em Denise











Em 02 e 03 de outubro nos reunimos em Denise para falar dos projetos que estão em andamento e para a oficina coletiva referente ao TP2. As participantes reiteraram a relevância do programa Gestar II, relatando resultados positivos em suas salas de aulas. O Avançando na prática da pág. 30-31 foi aplicado pelas professoras Eliane e Maria Claésia. Através do texto que se inicia pela frase " Eu odeio professores" foi possível debater, trocar ideias e pontos de vistas sobre a conduta e comportamento tanto de professores quanto de alunos. Ambas relataram que inicialmente, o que parecia um desafio temeroso talvez, tornou-se um trabalho produtivo.
Maria Gomes, Laize e Selma optaram pelo trabalho com onomatopéias da pág. 128. Laize observou que muitos alunos revelavam pouco ou nenhum contato com as HQs, e em razão disso, teve que aprofundar mais estudando com eles as principais características do gênero.
Maria Fernanda escolheu a atividade da pág. 56 - produção de texto a partir de uma imagem relacionada ao tema Meio Ambiente. Os alunos deveriam descrevê-la. De acordo com ela, a maioria das produções revelaram caráter informativo e expositivo ao invés do predomínio da descrição. Discutimos sobre a possível causa desse fato, e achamos plausível que o constante contato com diversificados gêneros que tratam do tema possa ter influenciado as produções.
A professora Margarete Pinheiro realizou a atividade da pág. 120 da seção "Figuras e linguagem literária". A professora Margarete Becker também realizou essa mesma atividade e enfatizou a leitura expressiva no trabalho com seus alunos.
Nesta etapa o trabalho que mais chamou a atenção foi a atividade desenvolvida pela professora Maria de Lourdes. Um dos grupos teve a ideia de gravar um telejornal para falar das figuras de linguagens observadas nas falas das pessoas no cotidiano. Os alunos apresentadores deram um show! O vídeo foi socializado pela professora e é prova da sua paciência e dedicação profissional.

Um comentário:

  1. Quando nossos cursistas relatam suas práticas e demostram interesse e dedicação no que fazem, é sinal que nosso trabalho está produzindo bons frutos. Isso é fundamental e nos impulsiona a fazer sempre o melhor! Parabéns colega pelo seu trabalho, pelo que vemos está muito bem encaminhado!! abraços!! Sucesso!!

    ResponderExcluir