terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sugestão de atividade - verbos TER, HAVER E EXISTIR

1º. Levar para a sala textos que contenham os verbos TER, HAVER e EXISTIR;
Expor através de cartazes, transparências, datashow ou outros.
Em seguida, ler e discutir com o grupo os significados de cada enunciado abordando a intenção provável de cada um;
Falar também em que contextos são veiculados tais enunciados/textos e a quem se dirigem (interlocutores).

Propor que troquem os verbos, de forma que testem as três possibilidades, discutindo suas adequações em cada situação, até mesmo a sonoridade dos enunciados.

2º. Com base nesses textos analisados proceder uma pesquisa em dicionários para verificar o significado de cada palavra (verbos em questão).
Discutir comparando os significados dos verbos do dicionário com as situações em que foram utilizados nos textos discutidos anteriormente;
Nesta etapa já podemos avaliar ou presumir que os alunos já tenham construído algum conceito sobre os sentidos possíveis que os três verbos podem ter. Logo, já podemos propor que realizem atividades semelhantes a que foi feita para avaliarmos a aprendizagem e a autonomia com que irão proceder durante o desenvolvimento do trabalho.

3º. Em grupos pesquisar e recortar enunciados de jornais ou revistas e proceder uma comparação entre os exemplos já discutidos, os significados do dicionário e os exemplos encontrados nessa etapa. Também pode ser proposto que façam as trocas dos verbos (Ex., quando for o verbo ter: substituir por haver e existir) analisando se houve ou não mudança de sentido em relação ao verbo usado originalmente.
Esse é um momento em que pode ser observado se houve construção de conhecimentos e se os alunos são capazes de atuar de forma mais autônoma nos procedimentos já orientados.

4º. Promover uma exposição dos trabalhos com os grupos, momento em que explicam os sentidos dos enunciados destacados e mostram o resultado das trocas dos verbos em questão e a conclusão do grupo sobre a melhor opção de uso dos verbos.

O que avaliar neste momento: se houve síntese referente à comparação feita entre o USO dos verbos e os significados do dicionário levando em conta a possível intenção e o contexto dos enunciados.

Se caso quiser estender mais a atividade poderá ser feita uma pesquisa em gramáticas sobre o uso destes verbos e mais uma vez comparar os USOS em diferentes gêneros textuais e as prescrições gramaticais presentes na gramática normativa.


Essa atividade foi discutida em oficinas do TP2, mas ainda não foi realizada com alunos. Os professores acharam que pode ser uma boa opção para abordar esses verbos.

Textos usados para exemplificar a atividade: propagandas e textos de jornal, revista e folheto.
(foram exibidos com as imagens que os acompanham em slides power-point) 

"..., porque há só uma fórmula campeã em áudio para automóvel". (propaganda da marca Pionner)

"Tangará tem vice-campeão brasileiro de Kung Fu" (Título de uma notícia de jornal)

"Você tem um milhão de coisas para fazer. A primeira é escolher um bom desodorante". (revista)

"A ANS existe para que os planos de saúde cuidem cada vez melhor da sua saúde". (revista)

"Há vagas para 25 mil jovens que queiram aprender uma profissão". (folheto)








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