Segundo Pedro Demo (2004), o professor moderno deve "cuidar" da sua prática de ensinar. Esse "cuidar" o coloca na posição de mediador de conhecimentos, tanto daqueles que o educando já tem quanto daqueles que se almeja durante o processo de aprendizagem. Dessa forma, para assegurar esta posição, o professor não deve necessariamente, escolher tudo por ou para os alunos, no que se refere ao que leem e ao que produzem. A produção textual, de qualquer gênero, deve ser espontânea para ser autêntica. Só ressaltando que, quando se fala em espontaneidade, não se diz que a produção surgirá de um insight ou do nada e sim que deve haver uma preparação para que possa fluir, de forma mais natural possível, a construção de uma ideia, um ponto de vista, etc. O "produzir" deve ser orientado e não dirigido - determinando-se o que pode e o que deve ser feito, muitas vezes tolhendo a criatividade - com rédeas "atadas" a algum método didático. Portanto, exige-se do professor, nessa perspectiva, não a habilidade de "dar aula" e sim de propiciar, presenciar, investigar e avaliar todos os aspectos relevantes à aquisição e ao aprimoramento de conhecimentos. A auto-avaliação do professor é muito importante, precisamos assistir nossas próprias aulas, observar nossas atitudes e avaliar os resultados, isto seria também, refletir sobre nossas práticas.
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