sábado, 15 de agosto de 2009

Relatório reflexivo


Para que o relatório do cursista seja um objeto de reflexão é necessário que ele contemple alguns pontos essenciais para desencadear discussões a respeito do ensino que produzimos no cotidiano.
Ele deve conter detalhes de COMO se realizou a atividade, porém não deve ser uma descrição do planejamento de aula. Deve descrever:
  • se a sequência da atividade funciona ou se requer modificações conforme sua realidade;

  • se houve interesse, participação ativa e perguntas dos alunos sobre o que a atividade está tratando neste momento;

  • as principais dificuldades e em que momentos apareceram - nas etapas orais, escritas ou na socialização dos conteúdos;

  • a relevância do material utilizado como apoio: figuras, fotos, jornais, revistas,etc.

  • se a produção dos alunos corresponderam ao pressuposto, qual etapa foi melhor: a pesquisa, a leitura, a organização da sala, o trabalho em grupo, da produção ou da exposição, etc.

  • a observação se houve relação da atividade com a realidade do aluno, com suas vivências cotidianas e se ele manifestou essa relação.

Essas são algumas observações que podem ser feitas para que possamos refletir sobre a aprendizagem dos alunos e melhorar nossas práticas.

Um comentário:

  1. O GESTAR é um curso que veio de acordo com as minhas expectativas, pois o mesmo é mais um instrumento para ser utilizado em sala de aula.

    ResponderExcluir