quarta-feira, 13 de maio de 2009

Trabalhando com um gênero



Alguns gêneros nos colocam diante de desafios. Como trabalhar com eles possibilitando ao aluno vivenciar situações efetivas de aprendizagem e ao mesmo tempo perceber que ele já sabe transitar, até certo ponto, dentro da língua da qual é falante ativo? O gênero bilhete, por exemplo, como podemos propor situações de produção que possam ir além de um estudo sobre seus aspectos formais? A questão é COMO. O primeiro ponto é promover uma reflexão acerca de alguns pontos básicos:
INTENÇÃO: o que eu quero escrever?
FINALIDADE: para quê? O que eu quero com o meu texto? Para que ele serve?

DESTINATÁRIO: a quem eu escrevo.

Levando em conta os aspectos levantados acima partimos para a adequação da linguagem que será empregada.
Intenção: comunicar-me.
Objeto: mensagem breve, mas completa.
Finalidade: pedir um favor.
Destinatário: minha mãe.
Essa composição textual resultará num texto breve, objetivo e de uma forma mais íntima em razão das características do DESTINATÁRIO. Vamos à produção:

"Mãe, traga-me a camisa branca de manga longa para eu usar hoje à noite. Beijo. João.

Essa foi a produção inicial para introduzir o estudo do gênero, sua estrutura e suas características. Agora propomos a mudança do destinatário da mensagem.
Objeto: bilhete.
Intenção: comunicar-se.
Finalidade: pedir um favor.
Destinatário: colega de quarto. Exemplo:

"Hugo, você pode fazer-me o favor de trazer uma camisa branca de manga longa que está no armário? Não poderei buscá-la no horário do almoço. Deixe aqui na recepção, eu pego depois. Obrigado. João."

O que mudou?

  • Forma do pedido
  • Informação adicional
  • Justificativa do pedido
  • Orientação
  • Agradecimento

Daqui em diante, a sala pode ser dividida em grupos. A proposta é que se reflita sobre a estrutura interna da mensagem e reescreva-se o bilhete. Pode-se trabalhar com a 2a. versão do bilhete. OBJETIVO: explorar o conhecimento intuitivo. Propostas:

1. Analisar o uso das palavras -ME e -LA (pronomes) e modificar suas colocações, posições no texto.

2. Analisar a possibilidade de sintetizar a mensagem reduzindo períodos, encurtando a mensagem sem modificar o sentido.

3. Utilizar palavras de conexão entre idéias que estão separadas em períodos, unindo idéias de períodos diferentes.

4. Reescrever o bilhete usando gírias ou outra linguagem que o grupo preferir sem modificar o sentido pretendido.

Como todo trabalho de sala, o professor dever orientar os grupos de forma a esclarecer certos pontos como: redução e conexão entre períodos, conectivos, mas que a intervenção seja feita sem interferência no trabalho de produção. Essa atividade foi aplicada com os cursistas do Gestar em Denise, Porto Estrela e Barra do Bugres em Mato Grosso e a maioria expressou interesse em utilizar com seus alunos, além disso, grande parte entendeu que tratava-se de uma nova maneira de explorar o conhecimento gramatical que o aluno já adquiriu em seus estudos e usos cotidianos da língua.

Proposta da professora Eliene, formadora do Gestar II em Denise, Porto Estrela e Barra do Bugres no Estado de Mato Grosso.







Um comentário:

  1. Atividade realizada pela professora Andréia Moretti de Porto Estrela/MT com sucesso. É muito bom dividir experiências que fazem o aluno exercitar sua capacidade linguística.

    ResponderExcluir